sábado, 17 de março de 2012

Passarinhos de Estimação e Ignorância Alheia

Acho que todo mundo que tem um passarinho de estimação já ouviu algo como "É um crime, esse bichinho foi feito para voar" ou "Você gostaria que te deixassem em uma gaiola?", nessas horas parece que todo mundo é veterinário e você é tratado como se fosse um verdadeiro carrasco do bichinho que tanto ama.
Sempre quem fala uma asneira dessa, te acusando, não teve o mínimo interesse de pesquisar a respeito, ou o mínimo de inteligência para ver que não é uma crueldade dar ao seu bichinho de estimação um conforto desses.
A verdade é que a gaiola está para o passarinho assim como a caminha e a casinha estão para o cachorrinho que você coloca lacinhos e gravatinhas. É fácil demais acusar quem tem um passarinho de reprimir os instintos do bichinho, mas parece tão difícil entender que qualquer animal comprado em um petshop morreria se vivesse solto? Outro pensamento que nunca vem à cabeça é que aquele passarinho tem o espaço ideal para seu conforto, que o dono sempre investe em gaiolas, vitaminas, alimentação, remédios, idas ao veterinário e brinquedos.
Acho um hipocrisia sem fim! Principalmente porque eu amo meus bichinho que ainda nem chegaram em casa, vi eles pequenininhos, vi criarem penas, vi aprenderem a andar, vi darem os primeiros voos desengonçadinhos pela gaiola. É um sentimento de amor, que não é diferente do que se tem por um cachorrinho ou gato.
Quando o Giovanni comprou o casal dele eu fiquei fascinada pelos bichinhos, são tão amorosos uns com os outros, tão meigos e delicados. Sempre gostei de animais de estimação pequenos, peixinhos, hamisters e passarinhos. E sempre dei todo o amor que pude a todos. Até mesmo quando tive que doa-los por problemas pessoais, procurei uma pessoa de confiança, que desse tanto amor a eles quanto dei e mesmo assim meu coração ficou apertado ao ver meus pequenininhos indo embora.
Manter um animalzinho na gaiola não se trata de egoísmo, do medo de que fujam. É muito mais que isso, é o medo de que se machuquem pela casa, de que não saibam arranjar alimento caso te abandonem, de que encontrem algum predador mais ágil que eles (que ficaram a vida inteira em cativeiro).
Eu nem gosto dessa palavra "dono", acho que não expressa o que sentimos pelos bichinhos.
Por isso, antes de começarem a criticar quem cria uma ave, porque não tentam antes procurar na internet sobre o assunto?
E, para quem quiser saber mais, acesse o Blog da Nathy, do Wood, da Mia, da Livy e do anjinho Chubby: http://passarodoamor.wordpress.com/

Um comentário:

Denny disse...

Eu tenho uma coruja que amo de paixão pois ela é meu bebê chegou a mim atravez de minha sogra ela faz um trabalho voluntário juntamente com ibama então esse bichinho chegou a mim sem uma asa e com um de seus olhos, então para mim ficar com ela tem de ter muita atenção e carinho mas amo minha ruja que é como a chamo carinhosamente beijoss amei seu blog