domingo, 8 de maio de 2011

O Retorno do Poderoso Thor

Legal, filme do Thor no cinema!!! Desde uma aparição meio tosca dele em um filme antigo do Hulk lançado em 1988 chamado no Brasil de O Retorno do Incrível Hulk, com o bombadasso Lou Ferrigno representando o verdão, os fãs do Deus do Trovão aguardavam ansiosamente por um filme em que ele fosse o protagonista. Finalmente isso aconteceu, depois de 25 anos, e com todos os recursos técnicos disponíveis hoje para um filme e que poderia abusar dos efeitos especiais, o filme saiu.



Se formos contar que o personagem foi criado por Stan Lee em 1962, então temos na verdade 49 anos de espera por um filme do Poderoso Thor e seu martelo. E por que estou me utilizando de tantos números e datas, explico mais tarde. No momento vou falar de outras coisas interessantes.

Às vezes a gente não se dá conta da influência das mitologias na sociedade moderna. E vai desde os mitos gregos até a série Star Wars. Todo o pensamento ocidental gira em torno das mitologias. Mas e a mitologia nórdica, ela tem alguma influência em nosso modo de vida? Sim, nem tanto como a greco-romana e um pouco menos para nós de cultura luso-brasileira, mas ainda podemos ver que os deuses de Asgard andam pelo nosso mundo. A evidência mais óbvia são as referências aos deuses nos nomes dos dias da semana nas línguas anglo-saxônicas e germânicas. A terça-feira que em inglês é Tuesday que tem sua origem no norueguês Tirsdag é consagrado ao deus da guerra Tyr e assim segue, na quarta-feira (Wednesday) para Odin, ou Woden, a quinta-feira (Thursday) para Thor e a sexta-feira (Fryday) para Freya.

E sem mencionar as influências nórdicas na música, como na obra clássica de Richard Wagner e das bandas de heavy metal, seria muita coisa pra comentar e eu iria fugir do assunto principal que é falar sobre Thor.

Como todos já devem saber, Thor é o deus nórdico do trovão, sempre acompanhado de seu martelo mágico Mjolnir (lê-se miolnir). Thor é filho legitimo de Odin e Jörŏ. Tem como irmão ilegítimo Loki (ele era filho de gigantes, inimigos mortais de Asgard), considerado o deus da mentira e da trapaça. Segundo a mitologia, os dois irmãos eram muito unidos, apesar das encrencas em que Loki os metia. Thor é um deus que ama as batalhas e podia comer uma vaca inteira.

Thor e Loki são dois dos personagens mais interessantes da mitologia nórdica. Isto deve ter prendido a atenção de Stan Lee ao adaptar o personagem para ser um super-herói dos quadrinhos. E após 49 anos de publicações finalmente chega às telonas do mundo inteiro o aguardadíssimo filme do Deus do Trovão, e pelo menos em minha opinião, foi uma decepção.


Com quase meio século de existência como super-herói da Marvel é inconcebível que tenham feito um enredo tão fraco e cheio de clichês como esse.

No dia em que iria herdar de Odin o trono de Asgard, acontece uma invasão de gigantes do gelo no palácio. A cerimônia é interrompida e Thor, junto de um grupo de amigos guerreiros, resolvem ir até a terra dos gigantes de gelo e fazê-los pagar caro pela invasão, mas só consegue piorar a situação da frágil paz entre Asgard e Jontunhein. Odin para amenizar as coisas pune Thor por sua irresponsabilidade a ser banido para Midgard (nossa Terra).

É a partir daí que fica tudo chato, sem gosto e clichê demais. Thor tem que provar que pode se redimir e tornar-se um verdadeiro soberano e não ser mais tão impulsivo. E tudo isso ele consegue em um só ato ao se deixar sacrificar pelo bem de todos na cidade onde ele está. Puxa que tédio, heróis se fazendo de mártir existem aos montes e esse foi um dos mais sem graça que eu já vi. E acreditem, essa nem chega a ser a parte melhorzinha do filme como deveria.

Outro ponto negativo é Loki. Nas histórias em quadrinhos ele chega as vezes ser mais interessante que Thor, mas no filme ele é inexpressivo, chato, e com a armadura parecendo de plástico, fica até meio cômico.

A Marvel fez ótimos filmes como o último do Hulk e os dois do Homem de Ferro que juntos com o do Capitão América (ainda para breve) formam um prelúdio para o vindouro filme Os Vingadores, que eu espero, seja digno de toda a história que estes personagens já carregam nessa nova mitologia baseada em quadrinhos que se forma.

Um comentário:

Mau disse...

Grande Zanelato lendo este seu comentário do filme e complementando as criticas que escutei de você realmente tenho que concordar que o filme deixou a desejar, mas fazer o que ne, o jeito é esperar o Capitão América e os Vingadores a seguir.