quinta-feira, 29 de março de 2012

ECAD - Pequenas Vítimas, Grandes Negócios


Desliguem o som em seus casamentos, impeçam as crianças de cantar parabéns no aniversário do sobrinho, vamos tirar a música do elevador, que as pessoas esperem na sala de cinema no escuro e sem nenhum acorde sequer para tornar o ambiente mais agradável.
Pois é nesse clima de censura extrema que o ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais) pretende que nossa vida seja levada.
Antes de tudo, assista à reportagem clicando aqui.
No caso do casamento, a noiva é advogada, ela sabia como se defender. Mas e quem não sabe? Estamos começando o ano de 2012 com o pé esquerdo no trato com os direitos autorais!
Como se já não fosse irônico o suficiente que empresas que vendem mídias virgem apóiam o S.O.P.A. , ainda temos que ter nossa parcela de vergonha alheia no "combate" á pirataria.
Até Dom Quixote teve mais sucesso com seu gigante-moinho do que o ECAD censurando a pessoa física que apenas deseja tocar Michel Teló no churrasquinho de domingo.
Na verdade, o que se esquece é que o artista não é um empregado formal. Sua renda depende das vendas de seu trabalho, que estão diretamente ligadas à divulgação. Que é feita gratuitamente quando alguém reproduz a música.
Sem divulgação, artistas, como os que ilustram a lista de "Grandes Vozes que Apóiam o ECAD" (você pode conferir a lista clicando aqui), não estariam nas rádios ou recebendo seus cachês.
E, para os que são inocentes o suficiente para acreditar que o ECAD é a fada madrinha que toma dos piratas e dá aos músicos, assista ao depoimento abaixo:

Agora um trecho copiado do site do ECAD (confira o texto na íntegra aqui):
"Do total arrecadado, 17% são destinados ao ECAD e 7,5% às associações, para
administração de suas despesas operacionais. Os 75,5% restantes são repassados
para seus titulares filiados
"
Será que as calculadoras do ECAD ficaram malucas? Porque tenho certeza de que 75,5% de 97 reais e 95 centavos (que é a soma dos valores mencionados pelo músico) NÃO é igual a zero!
No vídeo o Marcio Guerra cita a cobrança para blogueiros, mas você acha mesmo que a google iria deixar barato? esse caso já foi esclarecido.
Mas o problema continua, diferente do que é divulgado pelo ECAD, a cobrança dos direitos autorais daqueles que usam as músicas para fins lucrativos não é eficiente.
Em entrevista ao site Roquenrou, Lobão descreve essa situação (Confira na íntegra clicando aqui):
"(...)O que me preocupa é testemunhar a ECAD impotente em cobrar uma dívida de 180
milhões de dólares que as rádios oficiais e as televisões insistem em não pagar. (...)"
Ou seja, essa rigidez quase militar que o ECAD tentou aplicar e que apenas serviu para mobilizar a internet contra ele mesmo não passa de uma tentativa de, como eu chamo Mostrar Serviço. Ou seja, tentar demonstrar que essa instituição tem uma importância vital ao mundo da música, amedrontar o fã e sugar dinheiro de quem não é rico o suficiente para ser impune.
Para finalizar, gostaria de divulgar o canal do Marcio Guerra, para se inscrever basta ter uma conta do google e vale a pena acompanhar os vídeos dele.
Fiquei muito feliz de encontrar esse canal, ele tem umas propostas para trilha sonora de blogs e vlogs que é fantástica, assim que ele divulgar mais detalhes da idéia eu vou publicar aqui para vocês.
Então, acessem www.youtube.com/user/guerramarcio e vejam o trabalho dele.
Comentem o que acham dessa onda de censura e direitos autorais.
Obrigado por acessar o blog, e até o próximo post!

Nenhum comentário: