segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Aventuras de Montão



Bram Stoker em 1897 escreveu um romance que mais de um século depois ainda causa calafrios em leitores no mundo todo. O romance Drácula criou o mito do Vampiro sedutor e cruel. Conde Vladmir Tepes ao chegar à Inglaterra sacia sua sede de sangue com as jovens mais belas da região, uma delas é Whilhelmina Harker, que após sugar o sangue da jovem senhora a alimenta com parte de seu sangue vampírico.
As Minas do Rei Salomão, romance escrito por Henry Rider Haggard em 1885 nos apresenta um dos maiores aventureiros da literatura de aventura, o caçador Allan Quatermain. No romance, Quatermain é contratado por aristocratas ingleses para procurar o irmão de um deles que se perdeu nas selvas da África. Quatermain aproveita para verificar a veracidade de um mapa onde supostamente se encontra as minhas do sábio rei bíblico Salomão.
O final do século 19 foi um período de grandes obras classificadas como ficção científica, uma delas de inquestionável valor foi O Homem Invisível de Herbert George Wells (mais conhecido com H.G. Wells, autor do romance recentemente adaptado para o cinema Guerra dos Mundos, estrelado por Tom Cruise). No romance um cientista descobre uma fórmula que o deixa invisível e com humor instável. Obrigado a viver e ser observado todo enfaixado o protagonista vive num dilema em ser uma pessoa pacata ou usar sua nova condição para obter vantagens.
Após o estrondoso sucesso de A Ilha do Tesouro, entre 1882 e 1883, Robert Louis Stevenson consegue firmar sua notoriedade no mundo literário com a obra O Médico e o Monstro escrita em 1886. Um advogado londrino investiga as coincidências entre o respeitado médico Dr. Henry Jeckyll e um homem desprezível conhecido como Edward Hyde. Que na verdade as duas identidades pertencem à mesma pessoa.
Em uma casa na Rua Morgue, no subúrbio de Paris, mãe e filha são brutalmente mutiladas e assassinadas de forma misteriosa. Neste clima de horror e mistério entra em cena um dos maiores detetives da literatura fantástica, C. Auguste Dupin representado no conto Os Crimes da Rua Morgue escrito por um dos maiores escritores de literatura de mistério e horror, um dos criadores da ficção científica e policial, Edgar Allan Poe (e escritor preferido desse que vos escreve).
Júlio Verne foi um escritor bastante prolífico, escrevendo mais de 100 livros a maioria deles de ficção científica e aventura, mas foram 3 livros que realmente resumem toda a genialidade de Verne e duvido que alguém nunca tenha ouvido falar de Viagem ao Centro da Terra, Volta ao Mundo em 80 Dias e Vinte Mil Léguas Submarinas. É deste último que temos o incrível personagem Capitão Nemo, que a bordo de seu submarino Náutilos viaja pelos oceanos de todo o globo terrestre, isolado do mundo seco.
E por último temos Sir Artur Conan Doyle criador do quase real detetive Sherlock Holmes. Existem personagens de tão convincentes é difícil acreditarmos que Sherlock Holmes e o Dr. Watson são obras de ficção e nunca existiram. Sherlock era um exímio detetive que usava a lógica dedutiva como seu método de investigação, mas para um personagem tão sagaz era necessário também criar um adversário a altura. Partindo dessa ideia Doyle criou o vilão Professor Moriarty, a maior pedra no sapato que nosso detetive poderia ter.
Bom, você deve estar se perguntando “Para que tudo isso?”. Tenho que admitir que ficou meio sem sentido todas essas pequenas resenhas, mas pense comigo, como seria se todos esses personagens maravilhosos participassem de uma mesma aventura?
Essa pergunta já foi respondida, e pelas mãos do lendário e excêntrico escritor de histórias em quadrinhos Alan Moore. Pra quem não está lembrado do nome, os sucessos de bilheteria no cinema V de Vingança e Watchmen foram adaptados de histórias em quadrinhos escritas por ele.


(Alan Moore)
Alan Moore, com sua até agora inesgotável genialidade, reuniu em As Aventuras da Liga Extraordinária os principais personagens da Era Vitoriana em uma grande aventura em que o Império Inglês estava ameaçado.



Whilhelmina Harker, agora usando seu nome de solteira Mina Murray depois de ceder aos encantos do Conde Drácula e consequentemente também transformada em vampira (Ops!! Isso era pra ser surpresa), tem a missão de reunir personalidades misteriosas para criar um grupo ao qual vai ajuda-la junto ao Capitão Nemo a exterminar a ameaça iminente que pode abalar as estruturas do Império Britânico e de todo o mundo conhecido. Com a ajuda de C. Auguste Dupin eles conseguem trazer para o grupo o homem invisível e o médico/monstro juntamente com o caçador aventureiro Allan Quatermain.
Até então a identidade do vilão não é mencionada, mas não vou fazer surpresa, pois já escrevi sobre ele logo acima. Isso mesmo, Professor Moriarty.
Essa história em quadrinhos fez tanto sucesso que teve várias continuações. E uma adaptação para o cinema, que não obteve sucesso, nem de crítica ou de público. No filme ainda são apresentados mais dois personagens, um inglês, Dorian Gray do romance O Retrato de Dorian Gray escrito por Oscar Wilde, e como não poderia deixar de ser em um filme norte-americano não poderia faltar um personagem americano, então foi incluído o protagonista de As Aventuras de Tom Sawyer de Mark Twain como um agente secreto norte-americano.



Está aí uma boa dica do que você ler nas suas horas de ócio. Aventuras de encheosr os olhos e despertar seu espírito aventureiro, ou apenas para ter uma breve volta à juventude. Bom eu estou me referindo às obras que eu citei no inicio dessa resenha, mas você pode ler a HQ de Alan Moore também, pois todas essas obras são maravilhosas.

Nenhum comentário: