sábado, 21 de janeiro de 2012

Minhas considerações sobre S.O.P.A. e P.I.P.A.



Como qualquer um que usa a internet ou quem simplesmente produz conteúdo para a internet, esses projetos americanos anti-pirataria me preocupam.

No blog, nós produzimos os textos e afins, mas ainda assim há imagens e vídeos e links de sites que podem violar os termos impostos na S.O.P.A. e na P.I.P.A. (sim, sim, se você tem em seu endereço um link que direciona a um site que viole essa lei de pirataria você também será "derrubado", por isso que o GOOGLE e outros sites de busca estão "ameaçados", por assim dizer).

Quando começamos o blog nos preocupamos muito mais com o conteúdo do que com o layout e o visual da página. Esse endereço é mais um espaço que postamos textos de nossa autoria, resenhas, vídeos (que tenham algum conteúdo que consideramos interessante) e até mesmo para escrever sobre o que queremos o que gostamos.

Com essas leis em vigor não somente sites de download serão fechados como também blogs e canais de vlogueiros.

Eu sei que será um clichê falar que essas leis são uma maneira de "calar" algumas bocas, mas pare e pense quanta coisa foi divulgada na internet?

Não estamos apenas falando da Luiza no Canadá, estamos falando de críticas à politicos, de denuncias de redes de pedofilia que envolvem figuras politicas, estamos falando de livros e biografias não autorizadas que se encontram apenas no formato e-book porque nenhuma editora teria coragem de publicar, estamos falando de vídeos onde policiais aparecem abusando do poder que a eles foi concedido.

Quando falamos em liberdade na internet, muitas pessoas pensam que falamos do direito de divulgar imagens de cachorrinhos fofos no FaceBook, quando na verdade estamos falando da liberdade de poder divulgar seu trabalho de um modo gratuito, estamos falando de você poder divulgar aumentos de salário de vereadores e fazer com que essas informações corram o mundo e cheguem onde precisam.

Há algumas semanas eu fiquei indignada com uma foto no FaceBook que dizia que o brasileiro não lê porque aqui os livros são caros! Gente, quem compra CDs hoje em dia? Quem deixa de ouvir música porque não tem vinte e cinco reais para investir em um CD? São poucas as pessoas que investem em música e filme, com livros temos a mesma oportunidade graças á internet.

Eu não me manifesto a favor do meu direito de divulgar imagens fofas no FaceBook, me divulgo em favor do meu direito de manter um álbum com os vereadores de minha cidade que aumentaram os próprios salários na minha página do FaceBook e de poder escrever aqui ou em qualquer lugar que nós temos uma arrecadação de impostos absurda e que nossos políticos não se contentam em serem os mais caros do mundo e ainda aumentam os próprios salários em proporções épicas enquanto que muitas pessoas no país comem merenda de escola com data de validade de um mês atrás.

É isso que essas leis representam para mim!

E, antes que alguém venha comentar que a S.O.P.A. foi vetada, eu gostaria de comentar que não interessa por qual nome isso venha a ser divulgado, o que ameaça é existirem pessoas em posição de poder que queiram censurar o único meio de comunicação em que a globalização existe.

Nenhum comentário: