quinta-feira, 7 de junho de 2012

Política para iniciantes: Vereador


Habitat: Câmara Municipal

Nicho Ecológico: Fiscalizar as ações do prefeito, analisar e aprovar leis ligadas à prefeitura e ao poder executivo, votar projetos de lei, servir de ponte de comunicação entre a população regional e o governo, elaborar e redigir projetos, propor leis com o intuito de uma sociedade mais justa

Tempo de Vida: 4 anos


Dicas para a escolha do candidato:
Ao escolher o seu candidato, caso ele já exerça o cargo ou tenha exercido no passado, pesquise qual a relação dele com as leis aprovadas no município. Não basta criar leis, é necessário que o candidato tenha boas idéias, exemplos como esses mostram que a política no país está cada vez mais decadente e que o problema começa nas menores unidades do poder executivo: os municípios.
Outro grande problema que temos com os vereadores são os aumentos abusivos de salário. Pesquise pela lista dos que aprovaram o último aumento exorbitante e veja se o seu candidato está entre os nomes citados. Ainda que isso não seja ilegal, representa um descaso com a população e uma despesa desnecessária nos sofres do município. Não engula argumentos como "Aumentamos os salários mas não roubamos", esse pensamento é tão Malufístico que sempre que me deparo com ele meu sangue ferve.
Se você precisa roubar com um salário de mais de dez mil reais, não seja político! Acho que essa desculpa segue a mesma linha de raciocínio dos líderes de milícias. Não existe "aumento meu salário em 50% enquanto o povo passa fome, mas sou honesto". Honestidade deveria ser um critério para eleição e não um "bônus".
O melhor voto é aquele consciente, pesquise sobre os feitos do candidato, sobre a importância de seus atos para o município. Valorize as idéias que trarão algum retorno para a sua região. E não se iluda com promessas inatingíveis. Não se deixe levar pelos que pedem mais um mandato para concluirem o que começaram no mandato atual, se em quatro anos não conseguiram concluir seus planos, isso quer dizer que não aproveitaram o tempo e que o que estão fazendo agora é apenas para segurarem seu voto.
Para quem está de olho em um candidato que ainda não tem experiência, procure pela vida dele na internet. Hoje todo mundo tem um perfil no Facebook, algum blog, canal no youtube... Veja qual é a relação dele com a política local, o que ele tem feito pela comunidade e o que ele pretende fazer. Leia mais sobre as idéias e não deixe se levar pela fama do nome.
Muitos candidatos apenas estão tentando a eleição porque querem se promover, usam o nome de algum parente que já é um político famoso, se aproveitam de alguma instituição de caridade que só visitaram uma vez na vida e fazem piadinhas, são simpáticos e divertidos mas não têm a mínima idéia de o que farão com o cargo se o conseguirem.

Quem deseja uma vaga de emprego jamais vai para entrevista contando piadinhas. Você é o empregador deles, lembre-se sempre disso!
Por fim, não se deixe levar por santinhos, confie apenas no seu julgamento. Não aceite a opinião de líderes religiosos, de amigos ou parentes. Seja consciente e egoísta: forme sua própria opinião!

  

Nenhum comentário: