sexta-feira, 8 de junho de 2012

Cursos Livres, clientes nem tanto

O que vou relatar aqui chega a ser um desabafo. Espero que consiga com esse singelo texto alcançar pelo menos uma pessoa que possa ser uma possível vítima (sim é essa a palavra que quero usar) de empresários sem escrúpulos.
Não serei hipócrita em dizer que não gosto de dinheiro. Gosto de poder pagar minhas contas, gosto de poder estudar idiomas, comprar coisas caras... Mas não acredito que minha vida seja apenas isso.
Estou acompanhando de perto o drama de professores, pais e alunos de uma escola um estabelecimento comercial. Entre as inúmeras irregularidades que fariam qualquer juiz do trabalho ficar de cabelo em pé, o que mais me chama a atenção é o descaso com pais e alunos que pagam uma fortuna para não terem aulas e ainda se submetem a contratos capciosos que impõem multas e taxas abusivas e extorsivas.
Quando você contrata um curso livre (idiomas, informática e outros cursos chamados de "profissionalizantes") é importante saber que não será amparado pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) e dificilmente pelo PROCON ou outro órgão de defesa ao consumidor.
Para quem pensa em adquirir um curso, seguem algumas dicas:


Sempre leia o contrato
. O que será vendido é o que consta no documento. 
Outras promessas como estágio, entrega de refeições durante as aulas, emprego, e qualquer outra coisa que forem anunciadas pela vendedora podem não ser cumpridas. Quando digo que "podem não ser cumpridas" o que quero dizer é que a chance de que a escola ofereça alguma vantagem ou serviço além dos que estão discriminados no contrato é menor que 1%. Se julgar necessário, peça uma cópia do contrato, leve para casa, leia com calma, sem a pressão do vendedor.
Caso a instituição se recuse, não feche negócio.
Da mesma maneira que quando compramos um produto por impulso dificilmente ficamos satisfeitos com ele, fechar um contrato apenas porque a divulgadora está pressionando não é uma atitude sensata.
Frases como "é sobre a vida profissional", "o futuro de seu filho está em jogo" e a clássica "tal fundação está pagando metade do curso, é uma oportunidade única..." são padrão para todos os clientes, é o chamado script.

Oportunidade única é investir bem seu dinheiro, pesquisar, saber exatamente qual curso você precisa e qual instituição oferece a melhor relação investimento/qualidade.
Sempre pesquise sobre a escola. Com certeza encontrará em sites como o "Reclame Aqui" algumas denúncias. O importante é se certificar de que a escola é o mais idônea possível.

 Dê uma lida no material didático. Abra as apostilas, dê uma folheada.Não julgue o material pela capa colorida e photoshopada porque após o curso ele será jogado fora ou ficará esquecido em algum canto da casa. Certifique-se de que ele será útil, que tem o que você julga necessário. Também se deve negociar o valor do material didático. Veja se consta no contrato (TUDO deve estar especificado) e pergunte sobre o valor da multa caso o aluno perca o material. Infelizmente cada curso requer uma apostila diferente, mas sempre é bom verificar se aquele material com muitas páginas na verdade não é uma brochura com fonte tamanho 16 e cheia de figuras imbecis que não agregam em nada.

Visite a instituição no período de aulas. Algumas escolas oferecem aulas "testes". Mas mesmo que a instituição não ofereça, fique alguns minutos, espere uma turma terminar a aula e pergunte para alguns alunos e pais sobre o que eles acham da escola e se já tiveram algum problema com a instituição. Deixe claro que quer saber a opinião sincera. Se o cliente está insatisfeito ele vai falar! Seja mais esperto que a mocinha de vendas que está tentando te empurrar goela abaixo o curso. Fale sozinho com os alunos para que possam se expressar. E, se puder, assista um aula para ver como estão os alunos e como o professor se comporta.

Verifique se há alguma multa caso necessite mudar de turma. Ainda que no ato da compra você não tenha planos em que haja a necessidade de mudar o horário do curso, vale verificar se essa taxa existe ou não.

Tudo deve ser registrado no contrato. Se necessário faça anotações a caneta, garantindo o que o vendedor oferece. Ao final você e o representante da escola deverão ter uma cópia desse novo contrato com as anotações e as assinaturas. 

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