sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Testando: AudioBooks

Pelo Youtube, acabei acessando os vídeos do Lucas, o Li Finalmente. Ele faz resenhas de livros e eu estava pensando em indicá-lo em um post, como já fiz em outros, citando alguns canais do Youtube, quando me deparei com esse vídeo:



E eu gostei da resenha, não pelo livro, pois já conheço, mas por ele ter ouvido.
Eu fiquei pensando: será mesmo que os audiobooks podem substituir a leitura do livro?
Eu sempre vi audiobook como uma versão que tornaria a leitura acessível a deficientes visuais e com aquele jeitão de Bíblia-narrada-por-Cid-Moreira, ou seja: mortalmente chato!
Eu vejo o audiobook indo por dois caminhos: radionovela (que eu detesto) e Bíblia-narrada-por-Cid-Moreira (que somente amando Deus sobre todas as coisas para aguentar!). Sei que essas opiniões são preconceituosas, pois nunca tentei até hoje ouvir um audiobook, nunca tive essa curiosidade de como seria ouvir o livro ao invés de tomar as rédeas da situação e lê-lo em seu ritmo.
E eu acho que ao ler o livro você dá à história um ritmo, algumas linhas você lê mais demoradamente, algumas mais rápidas, isso cria um movimento para a história, uma dinâmica de como os fatos ocorrem. Eu acredito que esses são pontos que deve ser considerados, principalmente quando estamos falando de um livro escrito na língua portuguesa, onde a entonação dada à frase por aquele que a fala distingue uma pergunta de uma afirmação, por exemplo.
Então, a leitura em voz alta de um texto nunca é, na minha opinião, impessoal. O texto sempre ganha uma personalidade por meio da voz do narrador, a não ser que seja a voz do google tradutor não há leitura que seja apenas cuspir palavras ao ouvinte.
Por outro lado, não acredito que sons de fundo agreguem algo ao texto, acho que apenas um bom texto aliado a um bom leitor são o suficiente para prender o ouvinte e conquistá-lo.
Sons de "trovões" feitos com lâminas de alumínio não irão tornar os livros do Paulo Coelho mais agradáveis a mim e muito menos uma música romântica fazendo fundo enquanto Bella e Edward se beijam irá me colocar naquele clima meloso.

Mas o fato é que resolvi ouvir alguns livros apenas para  saber como é ouvir o livro ao invés de lê-lo. Pretendo escolher alguns livros já conhecidos e deixar aqui minhas impressões sobre essa experiência, e indicar alguns sites onde se pode baixar os arquivos.
O primeiro Livro que Resolvi testar foi o Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams, que despensa apresentações.
Eu pretendo ouvir o livro e depois lê-lo para então colocar aqui minhas considerações.
Por enquanto, acessem o canal do Lucas no Youtube, assistam os outros vídeos dele e se inscrevam.
Até o próximo Post!

Nenhum comentário: