quinta-feira, 12 de maio de 2011

Greve

Como já devem saber, eu estudo em uma das FATECs, e estou no ultimo semestre.
A verdade é que muito se fala na greve, porém não nos informaram que na verdade a greve vai COMEÇAR na sexta, e não acontecer na sexta.
A greve começa na sexta porém ainda não tem data para terminar.
A gente pode ter que repor as aulas, inclusive no domingo caso a greve dure.

Eu fiz uma pesquisa rápida na internet, e encontrei como exemplo essa lei complementar de 1993. Há a legislação específica para greve, porém não há nada quanto a greve de professores.

O texto completo pode ser conferido no link, mas a lei complementar de 1993 começa com o seguinte:
"Artigo 1.º - Os dias em que os servidores integrantes do Quadro do magistério, da secretaria da Educação, não compareceram ao serviço, no período de 18 de agosto a 5 de novembro de 1993, serão computados para os seguinte efeitos.
I - licença-prêmio;
II - adicional por tempo de serviço;
III - adicional de Magistério;
IV - Sexta-parte;
V - aposentadoria;
VI - incorporação da jornada de trabalho docente;
VII - promoção por merecimento; e
VIII - férias, incluído o pagamento do adicional de 1/3.
 "
Não sou especialista, mas pelo que entendi não há a previsão de greve. 

Agora, vejam um exemplo da USP, a noticia é antiga, mas lá os professores pararam, houve a reposição e receberam normalmente. E os alunos tiveram que repor. E os formandos???? Coitado de quem precisa do diploma!

Eu não vou cair no glichê de descrever a greve, sinceramente acho perda de tempo, abaixo segue os links para as noticias da greve das FATECs


Quero deixar bem claro, agora que eu já falei o nosso lado, que não sou contra a greve dos professores, leiam o link a seguir sobre o porque da greve e entendam o lado dos docentes

A greve é um direito do cidadão, não estou de maneira nenhuma condenando isso, ela é prevista na lei e tem uma legislação específica, mas basicamente posso citar o artigo 2º

"Para os fins desta Lei, considera-se legítimo exercício do direito de greve a suspensão coletiva, temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação pessoal de serviços a empregador."

 Claro que, concordo que os professores devem exigir seus direitos. não acho justo alguém que trabalhou tanto na vida para se formar e se especializar não ter um reajuste justo.
o que acontece é que as matérias estão praticamente dadas.
será que é justo a gente repor? no caso da usp, imagine quantos alunos não ficaram com a formatura atrasada?
Bom, agora fica a critério de cada um.
Eu vou na sexta.
E nos outros dias.

Nenhum comentário: